Grupo Pioneiro 06

Mística

Procura

O pioneiro procura descobrir uma nova forma de vida, uma nova maneira de olhar o mundo. Procura crescer, ser também diferente. Ser agente e fazer parte da construção do Mundo novo e de uma sociedade nova.

À procura associa-se à Rosa-dos-Ventos, pois significa a procura de novos rumos e o caminho certo numa partilha de vida, actos acções e felicidade.

 

Descoberta

O Pioneiro, ao superar dúvidas, incertezas e perigos, descobre novas situações e verdades. Sendo assim confrontado, vai crescendo e descobrindo si próprio e toma consciência de tudo o que o rodeia.

A descoberta pode acontecer por acaso. Na maioria das vezes ela é o resultado de um grande sofrimento, esforço, ou duma mistura de irreverência e aventura orientada pela força de vontade de aprender e de vencer.

Aqui ele descobre que é um ser “inteligente que tem vontade própria”. Também descobre que para ser livre tem que ser responsável e respeitar o outro.

Em suma, aprende a ser um ser humano.

A descoberta associa-se à Gota de água. Ela teve um grande papel na descoberta do mundo e significa a pureza e a sensibilidade.

 

Acção

O pioneiro participa activamente na construção do Mundo novo. No escutismo os Pioneiros são agentes da transformação do seu eu. Tanto a nível físico como psicológico como pessoas arrojadas, apaixonadas dedicadas e ávidas de perfeição.

A acção associa-se à machada, pois esta simboliza o partir e o reconstruir do mundo novo, a estruturação da sua personalidade.

A ambição, a vontade e o gosto de construir, transformar e deixar a obra feita.

 

Grupo Pioneiro 88
Agrupamento 879 Póvoa Santo Adrião

Voltar ao Topo