O Fundador do Escutismo

 
A pintura de Baden-Powell é de 1929, da autoria de David Jagger.  

 

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, nasceu em Londres, Inglaterra em 22 de Fevereiro de 1857. Quando o pai morreu, tinha 3 anos e ficou sozinho com a sua mãe e seis irmãos.

Baden-Powell, carinhosamente conhecido por, B. P., passou a infância ao ar livre com os seus irmãos, fazendo excursões e acampando com eles em muitas partes da Inglaterra. Em 1870, entrou na Escola de Charterhouse com uma bolsa de estudo, mas não foi um aluno exemplar. Distinguia-se, no entanto, como desportista e sobretudo pela sua habilidade para o teatro e para desenhar, as quais eram muito apreciadas pelos seus colegas.

 

 

 

 

Baden Powell, o segundo da esquerda, membro da equipa de tiro, na Escola de Charterhouse, em 1874.

 

Alguns dos desenhos de Baden Powell

Aos 19 anos, terminou os estudos e surgiu- lhe a oportunidade de ir para a Índia como sub-tenente de um Regimento.

   

Ao centro das fotos em 1878 e 1879

 

Tornou-se Capitão apenas
com 26 anos.

Em 1887, B.P., encontrava-se em África nas campanhas contra os Zulus e mais tarde contra as tribos dos Achantis e dos Matabeles.

 

 

Era conhecido por “ Impisa, o lobo que não dorme”, por causa da sua espantosa perícia em seguir pistas

   
 

 

Promovido a Major-General, após o regresso de Mafeking

Durante a Guerra do Transvaal, (1899 e 1900), comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico para os Ingleses. A cidade foi duramente atacada, cercada durante 217 dias, pelas forças inimigas. Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, Baden-Powell treinou todos os cidadãos com idade de empunhar uma arma e organizou também um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade, que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc.

 

Mafeking

 

Em Mafeking com o staff militar e civil

Graças a esses recursos, à sua inteligência e coragem como comandante, foi possível a cidade resistir até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, os seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e, anos mais tarde, aquele acontecimento teve grande influência na criação do Escutismo.

Após este acontecimento o seu feito foi por todos reconhecido em Inglaterra.

 

Aids to Scouting

 

O nascimento do escutismo deu-se basicamente em 1901, quando B.P. no regresso a Inglaterra, descobriu com espanto que o seu sucesso se devia sobretudo ao seu livro “Aids to Scouting”, destinado ao exército.

No Verão de 1907 B.P., quis pôr em prática as ideias que tinha há algum tempo na cabeça. Então, pegou em 20 rapazes e levou-os para a Ilha de Brownsea, realizando assim, o 1º acampamento escutista, que foi um êxito.

 

 

1º Acampamento em Brownsea em 1907

 

     

Nos primeiros meses de 1908, publicou em seis capítulos quinzenais, ilustrados por ele próprio, o seu manual de instrução escutista “Escutismo para rapazes”, sem imaginar que este livro iria afectar os rapazes do mundo inteiro. Quando as suas obras apareceram nas livrarias e quiosques, começaram a formar-se grupos escutistas em todo o mundo, especialmente em Inglaterra.

Em 1910, abandonou o exército, para se dedicar inteiramente ao escutismo.

Iniciou depois uma viagem à volta do mundo para visitar escuteiros de vários países, dando inicio à grande fraternidade mundial.

Entretanto casa, em 1912, com Olave Saint Claire.

   
Na chegada aos Estados Unidos da América em 1912   Com o carro novo, prenda de casamento dos escuteiros ingleses.   Mais tarde, com a esposa

Em 1920, o 1º Jamboree Mundial (reunião internacional escutista), teve lugar em Inglaterra. Na última noite do Jamboree, 6 de Agosto de 1920, B.P., foi proclamado “Escoteiro Chefe Mundial” pela multidão de rapazes que o aclamavam.

   
1º Jamboree Mundial em Olympia, Inglaterra, em 1920   1924, abertura do 2º Jamboree Mundial em Copenhaga   1929- Com os escuteiros Sul Africanos- 3º Jamboree Mundial (Arrowe Park)

O movimento escutista continuou a desenvolver-se e quando atingiu os 21 anos, já existiam mais de dois milhões de membros. Nesta altura o Rei Jorge V, deu-lhe a honra do Baronato, com o nome de Lord Baden-Pawell of Gilwell.

Continuou as suas viagens, contactando escuteiros de todo o mundo.

     
1931- com Olave, na Austrália   Sudão- 1934   Canadá, 1935   5º Jamboree Mundial na Holanda em 1937

Aos oitenta anos de idade mudou-se, juntamente com a sua mulher, para o Quénia, onde faleceu a 8 de Janeiro de 1941 com 83 anos.

   

 

Com a família, a esposa e três filhos O Chefe com 80 anos O funeral em 1941   Olave, no Quénia em 1935

Actualmente existem, em 237 países, cerca de 25 milhões de membros desta fraternidade mundial que tem como objectivo ajudar os jovens a crescer e a desenvolver-se física, intelectual e espiritualmente.

O lema do escutismo mundial reflecte as iniciais do seu fundador: “Be Prepared”- Sempre Alerta.

 
Jamboree Mundial- Sattahip, Tailândia- 2003

No ano de 2007, na comemoração do Centenário escutista realizou-se em Londres o 21º Jamboree Mundial, em Londres, e em Portugal o XXI ACANAC (Acampamento Nacional), onde estiveram também representados escuteiros de Albufeira.

 

 

 
         

Voltar ao Topo